21 outubro, 2013

TOP 5: Dicas para a redação do ENEM


Para tudo, fecha o Facebook e o Twitter, que agora o papo é sério! Provavelmente quem está lendo isso, de duas uma: ou está descansando bem para os dois dias de prova, ou está louco desesperado procurando aprender o que ainda não deu tempo... Relaxa, que fazer esse provão tenso estando tenso não rola. Maaas, é sempre bom revisar tópicos importantes, né? E digo para vocês, revisar alguns principais sobre a redação é importantíssimo! Então resolvi colocar 5 pontos que precisamos lembrar na hora da dissertação:

1- Clareza e coerência
Eu sei que você passou o ano inteiro procurando palavras novas nas revistas, livros e até no próprio dicionário e anotando tudo feito louco em um caderninho, assim como eu fiz no ano passado kk, mas na hora mesmo da redação, o que vale é a simplicidade, sem virar uma redação de criança, claro. Faça o possível para que o leitor compreenda tudo o que você afirmou e não precise ler com um dicionário do lado, porque os corretores não farão isso, garanto. 

2- Keep Calm and Nada de Clichês
Parece que clichê é eu dizer para não se escrever clichês, mas acredite, tem muuuita gente que ainda se dá mal por causa deles. Tenha repugnância a frases feitas, provérbios, "achismos", vocabulários regionais e principalmente às gírias. Escreva sempre, SEMPRE, na norma culta e corretamente!

3- Repetição não
Procure não repetir argumentos e/ou palavras durante sua dissertação. Caso veja necessidade, procure sinônimos de tais palavras. Ideias repetidas (o famoso "embromation"), porém, lhe custarão caro, cuidado!
Notaram as terminações em negrito ali no título do tópico? Dica dois em um para você! Evite rimas! Redações no ENEM nunca pedem poesia, então...

4- Conhecimento e ativismo
O ENEM requer conhecimento, então use o que você aprendeu durante todos esses anos. Informações geográficas, históricas, literárias, científicas, são todas válidas. Claro, se tiverem haver com o tema. Outro ponto extremamente relevante é que o ENEM, de certa forma, quer conhecer o seu lado cidadão. Nunca esqueça, portanto, de que na conclusão deve ser apontada uma possível solução para o problema exposto na introdução e explorado nos desenvolvimentos. Pelo amor de Deus, nada de receitas! --'

5- Preparar, apontar...
Isso mesmo, pre-pa-ra! kkk Se você passou o ano todinho e não viu um Jornal Nacional, nem leu uma Veja, inicie o seu #ProjetoAindaDaTempo e compre uma revistinha daquelas de atualidades, estilo Guia do Estudante e arroche! auhsua Essa é a preparação pré-ENEM, mas você também precisa se preparar durante a prova, antes de começar a realmente escrever. Faça uma lista com os pontos que você pretende abordar na sua dissertação e exclua aquilo que é descartável, para que não fique prolixo e ultrapasse o limite máximo de linhas. Siga esse roteiro e você terá muito mais probabilidades de tirar 1000!

Bom, essas foram minhas dicas; foram boas? Se alguém tiver mais delas, por favor escrevê-las nos comentários. Sempre bom ajudar-nos uns aos outros. 
Beijão!

2 comentários:

  1. Obrigado, Bruna. um abraço pra vc também.

    ResponderExcluir
  2. E aí ! Nunca mais postou nada ! Espero que não tenha desistido kkkkkkk

    ResponderExcluir